
Notícias
Estágio em escolas na Amazônia: alunas da Domínius levam aprendizado e aprendem em comunidades Quilombolas e Ribeirinhas
16 de maio, 2025

A imersão das alunas de Pedagogia da FAD, nos estágios supervisionados em escolas na Amazônia, se revela uma experiência transformadora, nutrindo o crescimento profissional das futuras educadoras através do contato direto com a realidade singular das salas de aulas em comunidades quilombolas e ribeirinhas. Em um valioso intercâmbio de saberes, Lucélia Lima, Luzinalva e Carla Tainara vivenciam um aprendizado prático que expande suas habilidades e aprofunda sua compreensão da prática. Nesta experiência de estágio, elas aprendem à docência ao vivenciar o cotidiano escolar, as metodologias aplicadas e as particularidades do desenvolvimento infantil no contexto amazônico. Simultaneamente, ao desenvolverem atividades e interagirem com os alunos, ensinam e aprender uma educação que transforma vidas, inclusive para as crianças das comunidades ribeirinhas que buscam no centro urbano oportunidades de aprendizado.
Na Escola Municipal Quilombola São Pedro, por exemplo, o estágio proporciona a Lucélia Lima uma experiência enriquecedora para seu crescimento profissional. Ao se inserir no contexto culturalmente rico da comunidade quilombola de São Pedro do Andirá, ela adquire um conhecimento prático inestimável sobre as dinâmicas educacionais específicas, desenvolvendo sensibilidade para as necessidades da comunidade e aprimorando sua capacidade de adaptar metodologias pedagógicas a contextos culturais diversos. Essa vivência singular impulsiona seu desenvolvimento como educadora consciente e engajada.
Em outra frente, na cidade de Barreirinha, as alunas Luzinalva e Carla Tainara compartilham seu entusiasmo e aprendizado no Centro de Educação Infantil (CEI) Maria Lúcia, em Barreirinha. Nesta ação, o estágio oferece a Luzinalva e Carla Tainara uma experiência fundamental para sua prática docente e crescimento profissional. Ao interagirem com crianças de diferentes origens, incluindo as provenientes de comunidades ribeirinhas, elas desenvolvem uma compreensão aprofundada das particularidades do desenvolvimento infantil em sua região amazônica. O contato direto com o cotidiano escolar, os desafios e as potencialidades da educação infantil, nutre suas habilidades pedagógicas e as fortalece como educadoras atentas à diversidade.
A coordenadora dos estágios da Faculdade Dominius, Professora Me. Eliane, destaca a importância dessas experiências para a formação integral das alunas:
“Acreditamos que o estágio supervisionado é um momento crucial para o crescimento profissional de nossas futuras pedagogas. A imersão em realidades como as das comunidades quilombolas e ribeirinhas proporciona um aprendizado que vai além da teoria, permitindo que nossas alunas desenvolvam um olhar sensível e uma prática docente mais eficaz e conectada com as necessidades específicas de cada comunidade. O comprometimento de alunas como Lucélia, Luzinalva e Carla demonstra a excelência da nossa formação e o impacto positivo que nossos futuros profissionais terão na educação da Amazônia.”
Seguimos firmes, com fé no conhecimento e na transformação que ele promove. Porque onde há vontade de aprender, há sempre um caminho para educar.
Leia também
Nossos polos
Já somos mais de 30 polos
em todo o Brasil!
Estude online de qualquer
canto do país.
Links rápidos
Nossa sede
Faculdade Dominius
CNPJ: 51.419.764/0001-57
Rua Humberto de Campos, 115 - Centro
Guanambi / BA - 46430-000
(34) 99714-3981