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FAD realiza aula inaugural do 1º período de Pedagogia com a comunidade indígena Krahô, em Itacajá-TO
20 de janeiro, 2025

Evento marca o compromisso da FAD com a inclusão, a valorização cultural e o acesso à educação superior de qualidade nas comunidades indígenas.

Na Foto: Professor Cledson Lima juntamente com os acadêmicos de Pedagogia da Comunidade Krahô
A Faculdade Domínius – FAD, por meio do polo de Itacajá-TO, celebrou um marco importante na promoção da educação superior indígena: a abertura da primeira turma do curso de Pedagogia voltado exclusivamente para membros da etnia Krahô. A cerimônia de aula inaugural aconteceu na própria comunidade e reuniu 18 estudantes das diversas aldeias Krahô situadas na Terra Indígena Kraolândia.
A Terra Indígena Kraolândia está localizada nos municípios de Goiatins e Itacajá, no Tocantins. Embora existam cerca de 17 aldeias Krahô no total, não há um número exato de quantas delas estão situadas especificamente dentro do território de Itacajá. As aldeias participantes desta primeira turma incluem Água Fria, Manoel Alves e Santa Cruz, comunidades que se encontram, em média, de 22 a 50 km da cidade de Itacajá.
O povo Krahô, tradicionalmente conhecido como filhos da ema (Mãkrare) — termo também registrado historicamente como Macamecrans —, carrega uma rica herança cultural que agora se fortalece também por meio da educação superior. Com uma população estimada em aproximadamente 3.000 pessoas, o povo Krahô preserva suas tradições ancestrais, mantendo fortes laços comunitários e culturais pela formação de novos educadores.
Durante a aula inaugural, coordenada pelo coordenador do Polo de Itacajá, Professor Cledson Lima, os acadêmicos do 1º período de Pedagogia foram apresentados ao ambiente virtual de aprendizagem (AVA) da Faculdade Domínius – FAD. Além da orientação detalhada sobre o acesso e o uso da plataforma, houve também a apresentação oficial do Portal do Aluno, ferramenta essencial para o acompanhamento acadêmico e administrativo dos estudantes.
Os participantes receberam instruções práticas sobre como utilizar o AVA para acessar aulas, materiais de estudo e realizar atividades avaliativas, além de efetuarem, com apoio da equipe de tutoria, a assinatura do contrato de matrícula on-line, consolidando oficialmente sua jornada acadêmica.
O Professor Cledson Lima destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento educacional das comunidades indígenas:
“A captação desses alunos foi um trabalho de respeito e diálogo. A formação desses futuros pedagogos dentro de suas próprias comunidades representa um avanço histórico para a educação indígena local. Nosso objetivo é contribuir para que esses estudantes se tornem multiplicadores de conhecimento e protagonistas da transformação social em suas comunidades. O curso de Pedagogia – EaD da FAD é fundamental para localidades como a comunidades Krahô. Sem essa modalidade, esses estudantes não teriam a oportunidade de acesso à formação superior em suas próprias terras.”
Essa iniciativa representa um passo significativo do papel da Faculdade Domínius – FAD na inclusão, respeitando as especificidades culturais e contribuindo para a formação de futuros educadores que atuarão diretamente em suas comunidades, onde os próprios podem tomar para si, a escolarização de seu grupo. A ação reforça o compromisso da Faculdade Domínius – FAD com a democratização do ensino e com o respeito à diversidade étnica e cultural do Brasil.
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