
Notícias
FAD Realiza Projeto Integrador da Disciplina “Pesquisa e Prática Pedagógica II – A Escola” no Polo João Pessoa – PB
3 de junho, 2025


No dia 31 de maio de 2025, a Faculdade Domínius – FAD, por meio da disciplina Pesquisa e Prática Pedagógica II – A Escola, promoveu uma atividade pedagógica integradora com os alunos do segundo período do curso de Pedagogia, sob a orientação da professora regente Selma Dantas, no polo João Pessoa – PB.
A atividade foi desenvolvida com base em práticas colaborativas e metodologias ativas, sendo os estudantes divididos em quatro grupos com funções específicas:
Grupo 1 – Decoração da Sala de Aula:
Responsável por transformar o ambiente com elementos lúdicos e criativos, tornando-o acolhedor e estimulante para a prática pedagógica.
Grupo 2 – Criação de Brinquedos Pedagógicos:
Confeccionou brinquedos educativos com o objetivo de auxiliar o processo de ensino nas disciplinas de Português e Matemática, valorizando a ludicidade no contexto escolar.
Grupo 3 – Planejamento e Aula de Português: A partir dos brinquedos produzidos pelo Grupo 2, este grupo elaborou e aplicou um plano de aula voltado para a Língua Portuguesa, promovendo a leitura, escrita e oralidade de maneira criativa.
Grupo 4 – Planejamento e Aula de Matemática: Também com base nos brinquedos pedagógicos, esse grupo construiu e aplicou um plano de aula para a disciplina de Matemática, incentivando o raciocínio
O projeto teve como foco proporcionar uma vivência prática da realidade escolar, permitindo aos alunos experimentar o planejamento, a criação de materiais e a execução de aulas interdisciplinares. A iniciativa também contribuiu para o fortalecimento de competências como trabalho em equipe, responsabilidade, protagonismo e criatividade.
O Coordenador Adjunto do curso de Pedagogia, Professor Antonio Henrique, destacou a importância da atividade e parabenizou a equipe envolvida:
“Iniciativas como essa são fundamentais para consolidar a formação docente. Nossos alunos tiveram a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula de forma prática, criativa e colaborativa. Quero parabenizar, com grande entusiasmo, a professora Selma Dantas pela excelente condução do projeto e pela dedicação com que orienta seus alunos. Da mesma forma, parabenizo toda a turma do segundo período do polo João Pessoa – PB pelo empenho, pela organização e pelo brilho apresentado na realização desta atividade. É esse tipo de experiência que fortalece o compromisso com uma educação inovadora, humana e de qualidade.”
A atividade também foi valorizada pelos próprios alunos. A acadêmica Jéssica Santos, do 2º período, compartilhou sua experiência com entusiasmo:
“A pesquisa e a prática no nosso dia a dia nos levam à reflexão e à análise, contribuindo para a melhoria da prática pedagógica. Isso auxilia no ensino dos profissionais e na aprendizagem dos alunos. Foi super importante e prazeroso apresentar esse trabalho junto com os demais colegas. Aprendemos muito com cada apresentação.”
A Faculdade Domínius – FAD celebra com orgulho mais esse momento marcante de aprendizado e reafirma seu compromisso com uma educação superior comprometida com a prática pedagógica transformadora e com a formação de profissionais preparados para os desafios da sala de aula.
Leia também
Links rápidos
Nossa sede
Faculdade Dominius
CNPJ: 51.419.764/0001-57
Rua Humberto de Campos, 115 - Centro
Guanambi / BA - 46430-000
(34) 99714-3981