Notícias: 

Pesquisa da CPA revela alto índice de satisfação entre alunos da Faculdade Domínius

14 de junho, 2025
Pesquisa

Avaliação positiva destaca qualidade dos eventos, ensino a distância, comunicação institucional e atendimento administrativo.

A Faculdade Domínius (FAD) divulgou os resultados da mais recente pesquisa institucional conduzida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), revelando um alto grau de satisfação entre os estudantes em relação aos serviços acadêmicos e administrativos oferecidos pela instituição.

A pesquisa corresponde ao semestre 2024.2 – 3º Trimestre e foi aplicada no período de 15 a 31 de outubro de 2024, sob o slogan “Sua voz transforma a Faculdade Domínius!”. O objetivo de promover melhorias constantes na experiência acadêmica. Os dados apontam que a maioria dos alunos avalia positivamente a experiência acadêmica na FAD, com destaque para os eventos promovidos, a estrutura do ensino a distância, o suporte técnico, a comunicação com os setores administrativos e a transparência financeira.

Pesquisa

Os dados indicam que a experiência acadêmica na FAD é majoritariamente positiva. Um dos pontos altos é a qualidade dos eventos acadêmicos, como Masterclasses, Semanas Pedagógicas e Semana Acadêmica. impressionantes 70,4% dos participantes classificaram esses eventos como de “alta” ou “muito alta” qualidade (48,8% e 21,6%, respectivamente), demonstrando o impacto positivo das iniciativas de aprimoramento do conteúdo e dos materiais didáticos.

No cenário da Educação a Distância (EAD), a plataforma (AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem) foi considerada eficaz por 52,4% dos estudantes e muito eficaz por 41%, totalizando um índice de eficácia de mais de 93%. O suporte técnico e a tutoria também receberam ampla aprovação, com 52,8% de avaliações satisfatórias e 29,6% muito satisfatórias. A experiência geral de aprendizagem com a EAD foi classificada como “muito positiva” por 56% dos alunos e “positiva” por 28,8%, o que reforça o sucesso do modelo pedagógico adotado.

A comunicação institucional é outro pilar bem avaliado. A acessibilidade e clareza das comunicações da Direção Acadêmica foram consideradas “boas” por 52,8% dos alunos, e a Coordenação de Curso obteve 47,2% de aprovação em seu suporte. No setor administrativo, o atendimento da Secretaria Acadêmica foi apontado como eficiente por 39,2% e muito eficiente por 35,2% dos respondentes, totalizando quase 75% de avaliações positivas. A clareza das informações financeiras e a transparência nas operações também foram amplamente reconhecidas, com 52,8% dos estudantes as considerando “claras” e 33,6% “muito claras”.

Apesar dos resultados expressivamente positivos, a pesquisa da CPA também identificou áreas para futuras melhorias. Um ponto que se destaca é o desconforto relatado por 34,4% dos estudantes ao precisarem se comunicar com diferentes departamentos para resolver questões acadêmicas e administrativas. Este dado sublinha a necessidade de se explorar e implementar um modelo de atendimento mais centralizado, que otimize a experiência do aluno e reduza a burocracia. Além disso, 5,6% dos alunos apontaram insatisfação com as oportunidades de interatividade e colaboração oferecidas, um aspecto que a FAD pode explorar para enriquecer ainda mais o ambiente de aprendizagem.

A análise da satisfação geral com a Faculdade Domínius é a cereja do bolo desta pesquisa. Conforme  ilustrado no gráfico de pizza (donut), 52% dos estudantes se declararam satisfeitos, e 28,8% muito satisfeitos. Isso significa que um impressionante índice de 80,8% dos alunos está satisfeito ou muito satisfeito com a instituição. Apenas uma minoria (0,8%) se diz muito insatisfeita, consolidando um panorama de forte aprovação.

Os resultados da pesquisa da CPA não apenas validam o trabalho e o esforço da Faculdade Domínius na entrega de um ensino superior de qualidade, mas também servem como um guia valioso para aprimoramentos contínuos. A instituição reafirma seu compromisso em utilizar esses dados para refinar seus serviços, priorizando o bem-estar e o sucesso acadêmico e profissional de seus alunos. A participação ativa dos estudantes nesta avaliação é fundamental para que a FAD continue a evoluir e a se destacar no cenário educacional.

Apesar dos bons resultados, a instituição identificou pontos de atenção importantes: 34,4% dos estudantes relataram dificuldade em ter que lidar com múltiplos setores para resolver questões acadêmicas, e 5,6% demonstraram desejo por mais oportunidades de interação. Esse levantamento confirma que a FAD vem construindo uma trajetória sólida de qualidade e reconhecimento entre os alunos, ao mesmo tempo em que mostra disposição para ouvir e evoluir a partir das necessidades apresentadas pela comunidade acadêmica.

Para a professora Adriane Lelles, coordenadora da Comissão Própria de Avaliação (CPA), os resultados refletem o comprometimento institucional com o ensino de qualidade e o atendimento ao estudante:

Profª Adriane de Lelles Rodrigues Oliveira“A pesquisa evidenciou o reconhecimento da comunidade acadêmica em relação aos avanços da instituição. Os altos índices de aprovação demonstram que estamos no caminho certo, especialmente em áreas estratégicas como a educação a distância, o suporte técnico e a transparência administrativa. Ao mesmo tempo, a CPA enxerga nos pontos apontados para melhoria uma oportunidade concreta de aperfeiçoar nossos processos e fortalecer ainda mais a experiência dos nossos alunos.”

 A fala da coordenadora da CPA reforça a missão institucional da FAD de crescer com base na escuta ativa, na inovação educacional e na valorização do estudante como protagonista de sua formação. Na oportunidade, a coordenadora agradeceu aos membros da CPA pelo compromisso, apoio e parceria contínuos, fundamentais para o fortalecimento das práticas institucionais.

CPA

Leia também

Nossos polos

Já somos mais de 30 polos
em todo o Brasil!

Nossa sede

Faculdade Dominius
CNPJ: 51.419.764/0001-57
Rua Humberto de Campos, 115 - Centro
Guanambi / BA - 46430-000

(34) 99714-3981

(34) 99984-4331

contatofaculdadedominius@gmail.com

Nos siga nas redes sociais